4

Alimentação X Colesterol

Bom dia!! Tudo bem com vcs??? Eu estou ótimo, ontem foi meu ultimo dia de emprego na eleição, hoje cedo fui fazer uma entrevista pra trabalhar na minha área e adivinha gente?? Conseguiii o emprego e vou começar segunda-feira, vou trabalhar em uma instituição a 3 quadras de casa pertinho, eu estava querendo muito, o trabalho é no financeiro é bem responsa, sempre trabalhei nesta área e gosto muito ainda mais em instituição amo de paixão, pq ajuda as pessoas sabe, emprega adolescente  uma hora depois que eu conhecer mais da instituição faço um post falando mais ta!
Bom hoje quero conversar um pouco sobre a Alimentação para controle do colesterol, essa doença que afeta tanta gente não é mesmo? Não importa se é criança, jovem, velho hoje em dia qualquer pessoa está sujeita a está doença e as vezes nem sabe.

que é o Colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta. 

Quais são os tipos de colesterol?

Existem 2 tipos de colesterol no sangue. O LDL colesterol chamado de "mau" colesterol, que promove o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. Quanto maior o LDL-C, maior o risco de problemas. 

O HDL também chamado de "bom" colesterol, transporta o colesterol das células para o fígado, eliminando-o pela bile e fezes. Fornece proteção contra a arteriosclerose e, se o seu nível está baixo, o risco de doença cardiovascular aumenta. 



Quais os níveis adequados de colesterol no sangue?

DesejávelLimítrofeAumentado
Colesterol total<200 mg/dl200-239 mg/dl>240 mg/dl
LDL-C<130 mg/dl130-159 mg/dl>160 mg/dl
HDL-C:ProteçãoPadrão normalRisco
     Homem55 mg/dl35-54 mg/dl<35 mg/dl
     Mulher65 mg/dl45-64 mg/dl<35 mg/dl


Quais os alimentos que produzem aumento de colesterol?

Só encontramos colesterol nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturada. Assim o colesterol está presente em todas as carnes e seus derivados, frutos do mar, gema de ovo, leite e seus derivados.

Outras fontes de gordura saturada:

• Alimentos industrializados: bolos, biscoitos, chocolates, tortas, sorvetes.
• Alimentos vegetais: côco, banha de côco, azeite de dendê.

As gorduras insaturadas ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo, mas por serem muito calóricas e engordar devem ser consumidas com cuidado. Estão presentes nos óleos vegetais (oliva, canola, soja, milho, girassol), nozes, avelãs, abacate, margarinas.

Alimentos de origem vegetal não contêm colesterol 

Alguns fatores que você pode controlar



• Exercícios
Exercícios aeróbicos são uma forma de aumentar o HDL-C e reduzir o LDL-C, perder peso e controlar a pressão arterial. 
Discuta com o seu médico qual o melhor exercício para você.

• Dieta balanceada
O excesso de peso, especialmente a gordura abdominal (barriga), aumenta uma outra substância gordurosa chamada triglicérides. Além disso reduz o nível de HDL-C e aumenta o LDL-C. 
• Peso
O excesso de peso tende a aumentar o seu nível de LDL ("mau") colesterol. A perda de peso pode ajudar a diminuir o LDL-C e aumentar os níveis de HDL ("bom") colesterol. 






Eu tenho os dois colesterol alteradíssimo  tudo 100 e pouco, mas agora com emprego certo, já posso ir fechar a academia, quero ver se vou ir fazer isto amanhã mesmo.

É isto gente espero que tenham gostado, eu aprendi muito com as informações!!!

Lembrando que coloquei mais um SORTEIO do blog da Kel entrem AQUI e participem!!
Vocês viram como aumentou os seguidores acho que lá pra semana que vem posso abrir o sorteio!! Tomaraaaaa, to fazendo os mimos este final de semana pra não acumula pra semana, vai que na segunda já dê os 100 né? rsrs


Gl@u









Comentários
4 Comentários

4 comentários:

leila lima disse...

Oi Glau,
Informação é sempre muito bom, principalmente quando vem tudo bem explicado como esse artigo que vc postou. Eu tb tenho colesterol alto, mas é por conta da menopausa e do estresse. Não gosto de malhar, mas preciso urgentemente. Tô pensando em começar a fazer yoga, se não é o ideal, pelo menos me deixará um pouco mais zen.....assim espero...rs,rs,rs.
Boa sorte no novo emprego, ainda mais que será numa atividade que você gosta. SUCESSO!!!! Bom fds. Bjs.

Carol disse...

Oi Glau!
Meu colesterol é baixo, graças a Deus. Mas tenho que controlar a alimentação pq é brabo comer e não querer engordar rs'
Adorei o post, muito esclarecedor ^^
Excelente final de semana!
Beijinhos ;*

http://www.bycarolinaa.blogspot.com.br/

Denni disse...

Oi Glau, hoje tô passando só pra divulgar o DESAFIO que lancei em meu blog e te convidar para participar comigo. Inscrições até dia 15/10 qualquer dúvida me aviae...beijos
http://meuemagrecimentoreal.blogspot.com.br

Isac Aires disse...

Que maravilha, parabéns pelo novo emprego, o post ficou excelente, cuidado do corpo e da saude sempre, vc vai alcançar todos os seus objetivos, bjos
Aguardo sua visita no meu blog e vlog, onde conto
tudo sobre minha cirurgia bariátrica.
|Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
|Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...